Futsal de 5
- unicepcolorado
- 19 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

O Futebol para deficientes visuais, também conhecido como Futsal ou Futebol de Cinco, é uma adaptação do futebol para atletas com deficiências visuais, incluindo os cegos. O esporte, governado pela Federação Internacional dos Desportos para Cegos (IBSA), é jogado com regras da FIFA modificadas. O campo de jogo é menor e rodeado de placas. Cada equipe tem cinco jogadores, incluindo o guarda-redes. As equipes podem ainda ter um guia, que está posicionado fora do campo de jogo, para assistir os jogadores dirigindo-os. A bola está equipada com um dispositivo que faz barulho para os jogadores poderem localizá-la pelo som. Os jogos têm duas partes de 25 minutos cada, com um intervalo de 10 minutos.
O Futebol de Cinco têm três classes, de acordo com o seu nível de deficiência visual dos jogadores:
B1 - Atletas total ou quase totalmente cegos; desde a não percepção da luz até à percepção da luz mas com a impossibilidade de reconhecer a forma de uma mão.
B2 - Atletas com visão parcial; conseguem reconhecer a forma de uma mão com uma acuidade visual de 2/60 ou um campo visual de menos de 5 graus.
B3 - Atletas com visão parcial; acuidade visual de 2/60 até 6/60 ou campos visuais de 5 a 20 graus
Curiosidades:
- Brasil foi campeão Mundial em 1998, 2000 e 2010, e campeão dos Jogos Paralímpicos em 2004 , 2008 e 2012.
- A bola oficial do Futsal de 5 foi desenvolvida na UNICEP. Em 1981 a equipe de Futsal da UNICEP participou de um campeonato no Sul do Brasil, onde sentiram algumas dificuldades com a localização da bola, pois ela apresentava tampa de garrafa em seu exterior, o que não auxiliava no desenvolvimento da partida, e ainda causava lesões nos jogadores.
Ao fim do campeonato, o Diretor da Instituição, Sr. Luiz, idealizou uma bola que fizesse mais barulho, pensando em colocar formas de empada com esferas dentro, posteriormente sendo trocadas por guizos, que permanece em uso até os dias atuais.
Posts recentes
Ver tudoNeste vídeo mostramos como são produzidas as vassouras de garrafas PET aqui na UNICEP, pelo projeto Cego-Faz, que existe há muitos anos....
Comments